-
CadÚnico: Se Não Fizer Esse Passo A Passo Poderá Perder Seus Benefícios
-
Essa atualização é obrigatória, correndo o risco de perder o benefício caso não façam.
- Por Brendow Felipe
- 29/04/2023 00h51 - Atualizado há 1 ano
Chegou a época de fazer uma atualização do CadÚnico que já está disponível, e é necessário atualizar para não correr o risco de ficar sem os benefícios. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, chamado por CadÚnico, é um aplicativo que tem como ideia mostrar ao governo as famílias que possuem renda baixa para que assim tenham direito aos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, por exemplo.
Entretanto, vale ressaltar que é preciso ter os dados atualizados para que as famílias sigam possuindo o acesso aos benefícios. E é pensando nisso que o governo federal está disponibilizando uma nova atualização dos dados pessoais dos brasileiros que estão dentro do programa.
O que seria essa atualização do CadÚnico:
É necessário fazer uma nova atualização do CadÚnico em um intervalo de 2 em 2 anos. Essa atualização é obrigatória, correndo o risco de perder o benefício caso não façam. Essa atualização é fundamental para que o governo possa reconhecer se a família segue na mesma situação, se houve mudança na renda, na composição familiar ou se a família passou a ter direito a outros programas sociais.
De acordo com o Governo Federal, nos dias de hoje, mais de 27 milhões de famílias em todo o país, usufruem do CadÚnico e, por conta disso, é imprescindível manter os dados em dia.
Como fazer a nova atualização do CadÚnico?
Atualização dos dados é muito simples de se fazer. Basta entrar no site do Ministério da Cidadania e preencher um formulário com suas informações pessoais:
- nome completo,
- CPF,
- data de nascimento,
- número do NIS (Número de Identificação Social)
- telefone de contato.
Além do mais, há possibilidades de executar uma atualização por meio do próprio aplicativo Meu CadÚnico. O download deve ser feito de forma gratuita na loja de aplicativos do seu celular.
E caso você ainda não faça parte desse programa, mas se enquadra nos critérios de renda, é necessário consultar a prefeitura de sua cidade para fazer o cadastro para receber os benefícios.